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quarta-feira, 6 de junho de 2012

Projeto Gincana Junina 2012





GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
EEEFM 7 DE SETEMBRO













PROJETO GINCANA JUNINA





ESPIGÃO DO OESTE – RO/ 2012.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
                                               SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
EEEFM 7 DE SETEMBRO

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
Confúcio Aires Moura


SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Julio Olivar Benedito


REPRESENTANTE DE ENSINO/SEDUC-CACOAL
Aparecida de Fátima Gavioli


CHEFE DA SEÇÃO PEDAGÓGICA – REN/SEDUC - CACOAL
Joel Domingos Pereira


DIRETOR
Deosmar José da Costa


VICE-DIRETORA
Ilca Furtado Cavalcanti


SECRETÁRIA
Maria Aparecida da Silva



SUPERVISORAS
Adelciy Romlo - Ensino Médio do Campo
Maria Aparecida Rando Santos
Analice Aparecida Justi França
Doraci Neimog



ORIENTADORA
Antônia Gomes de Pinho
Diva Maria da Costa
Lívia Quésia de Oliveira

Justificativa
Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Comprar votos, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros. A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho.
A festa junina escolar interna é feita na escola Sete de Setembro por alunos e para os alunos com o objetivo de estimular o senso de autonomia e de cooperação, reforçando a importância do trabalho comunitário na escola. Para isso, é importante envolver os estudantes em todo o processo, desde a confecção das barracas e bandeirinhas à organização das brincadeiras. A preparação da festa pode e deve estar atrelada ao conteúdo aplicado em sala de aula. Cada classe é responsável por uma barraca e cada barraca apresenta transversalmente o projeto trabalhado em classe. "A turma que está estudando os alimentos, por exemplo, preparou uma barraca relacionada ao assunto".


Objetivo Geral
Incentivar os alunos a gostar das festas juninas, oferecendo-lhe dos oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.



Objetivos Específicos
  • Conhecer a origem e as características das festas juninas;
  • Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo;
  • Desenvolver a socialização incentivando o trabalho em grupo;
  • Valorizar a tradição das festas juninas;
  • Socializar com a comunidade escolar e familiar;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
  • Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades;
  • Incentivar o gosto pela culinária junina.
Metodologia
·        Período Matutino
- Divisão das equipes da seguinte forma:
·        1º A e 1º B - equipe 1
·        1º C e 1º D – equipe 2
·        2º A , 2ºB e 2º C - equipe 3
·        3º A e 3ºB - equipe 4
- Cada equipe será coordenada por um grupo de professores (tentando observar o professor conselheiro da turma)
- Cada equipe deverá apresentar no dia 28 de junho uma Sinhazinha, os quais deverão se disponibilizar a vender as rifas.
- Às 7h15min do dia 28 de junho cada equipe deverá montar sua barraca;
- 8h, contagem dos kits material de limpeza (asilo);
- A partir das 8h15min do dia 28 e junho cada equipe terá no máximo 15 minutos para apresentar a quadrilha;
- 10h pescaria com pontuação (sinhazinha);
- 10h15min haverá socialização dos pratos típicos;
- A  partir das 10h45min desmontagem das barracas ;
- 11h15min.resultado final

* Período Vespertino
- Divisão das equipes da seguinte forma:
·        1º E e 1º F – equipe 5
·        1ºG, 1º H – equipe 6
·        2º D, 2º E e 2ºF -  equipe 7
·        3º C e 3º D – equipe 8
Cada equipe será coordenada por um grupo de três  professores;
- Cada equipe será coordenada por um grupo de professores (tentando observar o professor conselheiro da turma)
- Às 13h15min do dia 28 de junho cada equipe deverá montar sua barraca;
- 14h, contagem dos kits de material de limpeza (asilo);
-  A partir das 14h15min do dia 28 e junho cada equipe terá no máximo 15 minutos para apresentar a quadrilha;
- 16h pescaria com pontuação (sinhazinha);
- 16h15min haverá socialização dos pratos típicos;
-  A  partir das 16h45min desmontagem das barracas ;
- 17h15min.resultado final

Pontuação

TAREFA
ITENS AVALIADOS
PONTUAÇÃO
Organização da equipe
Traje típico e comportamento
1º lugar: 300;
2º lugar: 250
3º lugar: 200
4º lugar: 150
5º lugar: 100
Sinhazinha
Venda das rifas
Valor R$2,00
Vender no mínimo 200 votos, cada equipe tem que vender no mínimo 200 votos no valor de R$2,00. Cada voto que ultrapassar a pontuação mínima será multiplicado por cinco.
Barracas
Aspecto visual, informativo e apresentação dos pratos típicos ;
1º lugar: 300;
2º lugar: 250
3º lugar: 200
4º lugar: 150
5º lugar: 100
Quadrilha
Aspecto visual, organização e criatividade.
1º lugar: 300;
2º lugar: 250
3º lugar: 200
4º lugar: 150
5º lugar: 100
Arrecadação de kit material de limpeza
                 Ver pontuação

Pescaria
Pescagem dos pontos
Variam entre 100 e 300 pontos ;

Obs.:  a quadrilha duração mínima de 12 minutos e máximo 15 minutos . A equipe que não cumprir o tempo mínimo ou máximo será penalizada com o desconto de 100 pontos.



Avaliação

            O importante é observar que a comemoração dos Festejos Juninos deve promover e divulgar o universo caipira, sertanejo, onde esta tradição está enraizada e teve sua origem, no país. Deve-se ficar atento para não enfatizar a cultura regional com uma abordagem que a trate como inferior a outras. A intenção deste projeto é justamente o oposto: demonstrar a riqueza cultural do povo brasileiro. Este enfoque pode ser observado para identificar o sucesso da realização da atividade









PONTUAÇÃO DA GINCANA JUNINA - 2012


Cada item analisado deverá constar de uma nota com valor mínimo de 05 (cinco) pontos e valor máximo de 10 (dez) pontos, sendo proibido a utilização de numeração com decimais.

PROVA 01 – ORGANIZAÇÃO DA EQUIPE



TRAJE
COMPORTAMENTO
PARTICIPAÇÃO
TOTAL







PROVA 02 – BARRACAS


ASPECTO VISUAL
ASPECTO INFORMATIVO
COMIDAS TIPICAS
TOTAL







PROVA 03 – FOLHAS SULFITE


ORGANIZAÇÃO
MAIOR NÚMERO DE FOLHAS
TOTAL






PROVA 04– QUADRILHA


ASPECTO VISUAL
ORGANIZAÇÃO
CRIATIVIDADE
TOTAL








PROVA 05 – SINHAZINHA

VENDA DE RIFAS
PROVA DA PESCARIA
TOTAL






CLASSIFICAÇÃO
PROVA 01 – Organização da Equipe


EQUIPE
PONTOS
PONTUAÇÃO
1


2


3


4


5




PROVA 02 – Barracas


1


2


3


4


5




PROVA 03 – Arrecadação de folha Sulfites


EQUIPE
PONTOS
PONTUAÇÃO
1


2


3


4


5





PROVA 04 – Quadrilha


EQUIPE
PONTOS
PONTUAÇÃO
1


2


3


4


5





PROVA 05 – Sinhazinha


EQUIPE
PONTOS
PONTUAÇÃO
1
-

2
-

3
-

4
-

5





PROVA 06 – pescaria


EQUIPE
PONTOS
PONTUAÇÃO
1
-

2
-

3
-

4
-

5






EQUIPE COM OS RESPECTIVOS PROFESSORES RESPONSÁVEIS


1º A e 1º B  Equipe 1- GERUSA- MARIA INÊS- SOLANGE
1º C e 1º D Equipe 2- GILIANA – VICENTE
2º A , 2ºB e 2º C Equipe 3- BRENDER- FERNANDO – JANETE
3º A e 3ºB -Equipe 4 – ROGÉRIO NEIMOG- TATIANE
1º E e 1º F Equipe 5- ROGÉRIO FERREIRA – LILIAN – VANDERLÉIA
1ºG, 1º H Equipe 6- GREICY- MIRÉIA-FÁTIMA
2º D, 2º E e 2ºF Equipe 7- CELMA-MARIA CIRLEI- JOSÉ CARLOS
3º C e 3º D Equipe 8- INÊS CÔGO – ANTONIO JOÃO

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