AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Para a escola desempenhar o papel que a sociedade espera dela, enfatizam-se, hoje,
os princípios da autonomia. A autonomia que permite à escola afirmar a sua singularidade e concretizar a sua auto-gestão.
Ao serem enfatizados os princípios da autonomia, exige-se, ao mesmo tempo, que alunos, professores e a escola como um todo seja avaliado.
A avaliação deve ser entendida como: Um processo contínuo de aperfeiçoamento do ensino; uma ferramenta para o planejamento e gestão compartilhada da escola e um processo sistemático de prestação de contas à sociedade.
A avaliação institucional é uma maneira de estimular a melhoria do desempenho e de evitar que a rotina descaracterize os objetivos fundamentais. O aspecto marcante da avaliação institucional é a preocupação com a finalidade das ações educativas da escola, em particular, as relativas ao ensinar e aprender. Deve ser um processo contínuo e aberto, no qual os setores da escola - pedagógicos e administrativos - reflitam sobre seus modos de atuação e os resultados de suas atividades em busca da melhoria da escola como um todo.
A avaliação institucional da escola tem por objetivo: rever e aperfeiçoar o Projeto Político - Pedagógico, promovendo a melhoria da qualidade, pertinência e relevância das atividades desenvolvidas na área pedagógica e na área administrativa.
Para atingir o objetivo, devem levar em consideração os diversos aspectos interrelacionados das atividades-fim e das atividades de apoio; buscar a participação compromissada dos membros das comunidades interna e externa da escola. Esta participação diz respeito à implementação dos procedimentos traduzidos em medidas voltadas ao aperfeiçoamento da escola; ser contínua e sistemática, para promover permanente aperfeiçoamento, reflexão constante, redefinição de objetivos e das prioridades da escola. A avaliação institucional é o momento de reflexão da escola sobre suas diversas dimensões; é um processo de auto-avaliação. A perspectiva é que, considerando um conjunto de indicadores e inferências, a escola possa analisar os vários dados, gerando relatórios que reflitam como a escola percebe a si mesma.
- ABERTURA (DIRETOR)
- INTRODUÇÃO (CÉLIA REGINA POLISEL)
- DINÂMICA DE GRUPO
- VÍDEO (O PROBLEMA NÃO É MEU)
-SLIDE
- ESTUDO DE GRUPO
- VÍDEO PARA FINALIZAR
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